quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Copom decide manter a Taxa Selic em 13,75%

por Ana Carolina Dinardo
Na reunião de ontem(10) o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros(Selic) em 13,75% ao ano por unanimidade de votos(diretoria e presidência da instituição), enquanto em outros países esta manutenção tende a reduzir os juros.

Após esta decisão a taxa continua em seu patamar mais alto desde de outubro de 2006. Mas o Copom afirmou que na próxima reunião existe uma pretensão de que os juros possam ser reduzidos. Reunião esta que ocorrerá nos dias 20 e 21 de janeiro de 2009.

Inflação

A meta central da Inflação deste ano e para 2009 é de 4,5% podendo se estender em dois pontos para cima ou para baixo. Contudo o IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) estima-se entre 2,5% e 6,5% haja vista que a meta não será descumprida.

Em 2009...

Já anunciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, o crescimento econômico brasileiro será menor em 2009, a inflação sofrerá uma pressão menor e o limite de crédito terá uma leve alta. Um fator que também influência na subida da inflação são as commodities (petróleo, alimentos e etc) que permanecem em queda desde o início da crise devido a baixa expectativa de consumo.

Em contrapartida a disparada do dólar já indica uma elevação de 40% se aproximando de R$ 2,50 e antes estava R$1,78. A partir deste aumento eleva-se o preços das matérias-primas e os valores dos insumos importados o que vêm afetando o mercado doméstico.

Espera-se que a crise possa continuar aparentemente light no mercado nacional. E é claro, que o Banco Central possa tomar as decisões adequadas dentro do processo de crise financeira.



3 comentários:

Plínio disse...

o crédito vai cairo O.o' ... o momento é para a venda à vista! Pequenos comerciantes aproveitem!

Unknown disse...

o problema que para alguns ganharem muitos tem que perder. faço parte de uma classe nao privilegiada e para poder ter esperança somente uma quebradeira na economia mundial. parece loucura mas é a mais pura razao.
www.blogdaincerteza.blogspot.com

Anônimo disse...

Acredito que essa seja a esperança de toda a população, pois preços altos já temos e de monte!

Tomará que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis tanto para o país quanto para os seus habitantes.

Beijos e parabéns pelo blog!