terça-feira, 16 de setembro de 2008

10% dos homicídios do mundo ocorrem no Brasil

por Ana Carolina Dinardo

Os números de uma pesquisa realizada na Suíça, que estuda os índices de violência no mundo, mostraram que a situação do Brasil é muito mais séria do que pensamos. Dados comprovaram que algumas cidades consideradas mais violentas têm o mesmo número de homicídios que o Iraque. Em Vitória, segundo o Ministério da Justiça, são 70 assassinatos a cada 100 mil habitantes. De acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (11) em Genebra na presença do Ministro da Justiça Tarso Genro, o Brasil possui 10% dos homicídios do mundo, ou seja, 48 mil mortes por ano. No mundo, são 490 mil mortes índices maiores antes registrados em guerras oficiais, tais como Afeganistão, Colômbia e Iraque que marcam 52 mil mortes.

O relatório também afirma que a América Latina é a líder no número de seqüestros. A situação do Brasil também é alarmante no que se refere ao número de estupros. O que mais assusta os especialistas é que o número de mortes em guerras, ainda sim, é inferior ao número de mortes em países com problemas de segurança, o Brasil se encaixa nesse quadro. Contudo prejudica o desenvolvimento do país tanto socialmente como economicamente. Os custos são altos e chegam a U$$ 160 milhões ao ano.
Contudo o governo brasileiro quer diminuir em até 50 % dos homicídios em 4 anos. Será que isso é possível? Do jeito que o Brasil se encontra vai ser preciso muito trabalho para que os números comecem a diminuir.

Um comentário:

Sopa das Letras disse...

Se a pesquisa diz que o brasil está como o Iraque já é sinal de que estamos "menos pior" pois tem poucos anos os dados confirmavam que o Brasil já possuía um índice mais elevado de violência que dos históricos conflitantes do Iriente Médio. Enquanto lá se mata por tradição histórica, aqui se mata por pura maldade.

Boa, menina!
Como sempre, mandando bem!

Tem postagem nova lá no Sopa!
Beijão!