quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mais Uma de César Maia

Por Renata Brás

Há poucos meses de findar o seu interminável mandato ( !!! ) como o querido prefeito da cidade do Rio de Jeneiro, César Maia não poderia deixar de aprontar outra das suas. A nova vítima de seus desmandos como administrador da cidade é, mais uma vez a educação já tão castigada com o descaso a ela dispensado por todas as esferas do poder público. Ao invés de aplicar integralmente os 25% do orçamento, segundo reza a Constituição Federal, Maia lançou mão de brechas legislativas ( altamente questionáveis ), para utilizar o ganho líquido do FUNDEP (Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ) e burlou a determinação constitucional, que prevê que esse valor total fosse somado aos 25% do valor do orçamento da prefeitura e então destinado à melhoria das instalações escolares, compra de materias e investimento nos profissionais d e ensino. Porém o prefeito repassou apenas o ganho líquido do Fundo.

Uma manobra duvidosa que serve apenas para o prefeito deixar o orçamento mais flexível para as obras faraônicas e inúteis como a Cidade da Música, em vez de investir na manutenção das salas de teatro, museus e centros culturais já existentes. Isso demonstra um total descompromisso como futuro da cidade, já que é de conecimento geral que uma cidade, um estado e um país que não educa suas crianças e jovens não poderá ser competitivo e ter um bom desenvolvimento social e econômico.

Um país que tem pretensões tão elevadas de crescimento, como fazer parte do seleto grupo que integra o Conselho de Segurança da ONU, possui
tecnologia para ser autosuficiente em petróleo, esse país não pode mais ignorar o completo caos da saúde pública, o sucateamento na educação, a total perplexidade das polícias diante de criminosos cada vez mais bem articulados e bem armados. Esse país precisa acordar dos devaneios de Carnaval e Copa do Mundo, precisa enxergar que é necessário um trabalho conjunto e muito esforço de todos na sociedade para melhorar desde o bairo, passando pela cidade, estado, até chegar ao âmbito nacional.

O começo dessa mudança é aproveitar essa época de eleições e pesquisar bem o passado e os projetos dos candidatos. Deve-se abolir a mentalidade de votar em políticos que tem centro social, pois o que ele faz no centro por uma pequena quantidade de pessoas, é o que ele é pago para garantir a todos na comunidade que lhe deram mais do que um simples voto, lhe deram um voto de confiança, a esperança de algo melhor no futuro.

E embora não sejamos ingênuos, temos esperança que esses mesmo políticos tomem consciência de seu dever e saibam que aos poucos a população está mudando sua forma de pensar e fiscalizando melhor o que o nobre parlamentar está fazendo na confortável cadeira de couro legítimo seja na Câmara Municipal, na Prefeitura ou até mesmo no Palácio do Planalto.

Então lá se vai César Maia, colecionando críticas a um segundo mandato que foi marcado pelo descaso com a cidade que administra. Mais um dentre inenarráveis outros políticos que não vai deixar saudade alguma. Eperemos que o próximo se inspire nos erros de César para fazer exatamente o contrário do que fez o seu antecessor.
E seja o que Deus quiser.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não existe coisa melhor do que disparar tiro de fuzil, não existe coisa melhor do que perceber que não estamos errados e ter a leve ousadia de criticar com razão. Meu caro bom César Mala, o que não esperamos por você e suas promessas?

Minha cara Renata, já lhe disse sobre sua revolta, mas eu não lhe disse que a hora da mudança é agora, mas não quero VOTOS eu quero JUSTIFICATIVAS e ANULAÇÕES, porque se DEMOCRACIA existe, podemos contribuir nos recusando em votar nos ATORES. Eu me RECUSO, você também?

No texto anterior

Anônimo disse...

No texto anterior, eu escrevi sobre o escândalo da OSCIPS que ninguém entendeu. Enfim, ele deixou de investir 25% na EDUCAÇÃO.

Na prefeitura do Interior, alguns prefeitos foram acusados pelo TCE e Ministério Público de desviar dinheiro do Saúde para gastar em farras.

Sera que isso é suficiente?

TRICK.

Renata Brás disse...

Verbas desviadas, farras e políticos?? Isso me é muito familiar...A política nacional me enoja...

Anônimo disse...

daii veii...

e onde nox vivemox...
se continuar como tah?

onde vai parar?

vamos todos virar marionetes manipulados por governantes loucos que brincam de governar...

Axo que se voltarmos aos tempos de BRASIL COLONIA q sabe mude néah...

Ana Carolina Dinardo disse...

Muito bom texto.Convenhamos que o César Maia não é flor que se cheire mas não é culpa só dele.Essas questões políticas envolvem os deputados...que não estão muito longe desse patamar,mas enfim....