terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bovespa despenca 4,16 % e o Dólar supera 2,30


por Ana Carolina Dinardo


Com a crise americana dólar fecha em 2,31 nesta terça-feira o que mostra as piores expectativas dos especialistas. Os investidores tendem a perder entusiasmo com a crise mundial e o que justifica a elevação do dólar é a falta de moeda na praça. O Dólar já subiu 30% neste ano.
Os investidores correm contra o tempo que é cada vez mais curto para solução da crise, e com isso vêm mais prejuízos por aí. A Bovespa já opera em queda constante desde do inicio da crise despencando 4,16%.

O banco Central brasileiro já realizou dois leilões para conter a crise, mas não tiveram efeito algum. O BB ainda ofereceu mais 2,2 bilhões em contratos swap cambial ( troca de taxa de dólar por juros pós-fixados) que funciona como um sistema de venda de dólar no mercado futuro.Com isso, o mercado fica sujeito a preços altíssimos na compra e venda, falta liquidez. Os efeitos já sentidos são claros,tanto nas exportações como no fechamento de linha de crédito.

A tesouraria dos bancos adotaram os “spreads” ( resultado da diferença entre o preço de compra e venda) como estratégia de defesa contra o momento da crise.

Todo cuidado é pouco e toda defesa é bem vinda!

Nenhum comentário: